SEO (Otimização para motores de busca)

SEO (Otimização para motores de busca)

Otimização de Sites é o conjunto de estratégias com o objetivo de potencializar e melhorar o posicionamento de um site nas páginas de resultados naturais nos sites de busca gerando conversões, sejam elas, um lead, uma compra, um envio de formulário, agendamento de consulta e outros.

Você provavelmente já ouviu falar de SEO, mas você sabe o que significa?

SEO é uma abreviatura de Search Engine Optimization – também conhecido como otimização de motores de busca – e consiste em um conjunto de técnicas que tem como principal objetivo tornar os sites mais chamativos nos mecanismos de busca. Esse trabalho é feito selecionando palavras chaves do conteúdo do site, de forma que esse fique melhor posicionado nos resultados orgânicos dos sites de buscas. Ou seja, as práticas de SEO visam colocar seu site no topo de buscas na internet.

Hoje em dia, não há quem não faça uso dos mecanismos de pesquisa disponíveis na internet. Eles se tornam a principal fonte de procura de informações. No Brasil, o mecanismo de busca líder é o Google, com aproximadamente 90% do volume total de buscas. Em média, 80% dos usuários clicam nos primeiros cinco resultados em sites buscadores (como Google) e param por aí. Eles não avançam para as páginas seguintes. É importante manter-se bem posicionado para que essas palavras-chaves tornem-se evidentes e seu site apareça bem posicionado nas páginas de resultados orgânicos, o que é um grande diferencial para o sucesso de sua empresa.

Estratégias de SEO podem melhorar tanto o número de visitas quanto a qualidade dos visitantes, onde qualidade é quando os visitantes concluem a ação esperada pelo proprietário do site, como comprar, assinar, aprender algo ou contratar um serviço.

O que é SEO 1 - Doka Comunicação

Para uma página estar bem posicionada nos mecanismos de busca, ela precisa possuir relevância no assunto buscado. Para isso, existem diversos fatores que o Google leva em consideração pra dizer se a sua página merece estar lá ou não. Para classificar sites de acordo com essa relevância, o Google utiliza diversos algoritmos que, cada um com seu peso, proporciona o resultado final para aquela página. Apesar de o Google nunca divulgar os critérios utilizados, com a experiência e testes dos SEOs (Search Engine Optimizers), foram descobertas algumas técnicas que ajudam na estruturação do site, classificando-o melhor nas ferramentas de busca.

Porém, o SEO é uma prática sem garantias, ou seja, nenhuma empresa pode garantir que seu site fique em primeiro em uma busca; o único capaz disto seria o próprio site de busca como o Google ou o Yahoo.

Deixe um comentário